Defrag
Defrag é a abreviação de “defragmentação”, um processo que reorganiza os dados armazenados em um disco rígido para que eles sejam acessados de forma mais eficiente. A fragmentação ocorre quando os arquivos são divididos em pedaços menores e armazenados em diferentes partes do disco, o que pode tornar o sistema mais lento.
Driver
Um driver é um software que permite que o sistema operacional se comunique com um dispositivo de hardware específico, como uma placa de vídeo, impressora ou mouse. Sem os drivers adequados, o dispositivo pode não funcionar corretamente ou nem mesmo ser reconhecido pelo sistema.
Drop rate
O drop rate é a taxa de queda de itens em um jogo, ou seja, a probabilidade de um item ser obtido ao derrotar um inimigo ou completar uma missão. Uma taxa de queda baixa pode tornar a obtenção de itens raros mais desafiadora e valorizada pelos jogadores.
Damage per second (DPS)
O Damage per second, ou DPS, é uma métrica usada para medir o dano causado por um personagem, arma ou habilidade em um determinado período de tempo. Quanto maior o DPS, mais eficaz é o personagem ou item em causar danos aos inimigos.
Dead zone
A dead zone é uma área em um jogo onde o personagem ou objeto não pode se mover ou interagir com o ambiente. Geralmente, as dead zones são usadas para limitar o acesso a certas áreas do jogo ou para criar desafios adicionais para os jogadores.
Draw distance
A draw distance é a distância máxima em que objetos e texturas são renderizados em um jogo. Uma draw distance maior permite que os jogadores vejam mais detalhes e paisagens distantes, enquanto uma draw distance menor pode melhorar o desempenho do jogo em computadores menos potentes.
Dialogue tree
Um dialogue tree é uma estrutura de ramificação usada em jogos para oferecer aos jogadores opções de diálogo e escolhas que afetam a narrativa e o desenvolvimento da história. Cada escolha feita pelo jogador pode levar a diferentes desdobramentos e finais no jogo.
Difficulty level
O difficulty level, ou nível de dificuldade, é a configuração que determina o quão desafiador um jogo será para o jogador. Os níveis de dificuldade podem variar de fácil a difícil, influenciando a inteligência dos inimigos, a quantidade de recursos disponíveis e outros fatores que afetam a jogabilidade.
Drop-in, drop-out
O drop-in, drop-out é um recurso que permite que os jogadores entrem e saiam de uma partida multiplayer a qualquer momento, sem interromper o jogo para os outros participantes. Isso facilita a jogabilidade cooperativa e a interação entre os jogadores em tempo real.
Dynamic loading
O dynamic loading é uma técnica usada em jogos para carregar recursos, como texturas, modelos 3D e animações, sob demanda durante a execução do jogo. Isso ajuda a reduzir o tempo de carregamento e os requisitos de memória, melhorando a experiência do jogador.